Estudando Psicolgia!!!!

Estudando Psicolgia!!!!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CIDADANIA E SAÚDE MENTAL

Conceito saúde


Que relação há entre cidadania e saúde mental? há uma relação indissociavel entre esses aspectos, pois quando se fala de cidadania, se fala de condições de vida de determinações. Está no ãmbito dassas determinações a possibilidade da saúde.




  • SAÚDE- preocupação vital para todos nós
  • CONCEITO DE SAÚDE- evolui consideravelmente
  • DOENÇAS EDIPÊMICAS- muitos casos em um dado periodo),endêmicas(grande quantidade em uma certa região), pandêmicas(muitos casos no planeta, continente) controle significativo.
          Ex. 1917 gripe Espanhola na Alemanhã na 2ª guerra febre tifóide.

·        Desenvolvimento de doenças de causalidade múltipla, não exclusivamente orgânica.



·        Inclusão dos conceitos  dos fatores psicológicos, sociais, culturais e ambientais.
·        Alteração considerável no conceito de saúde, nos paradigmas de saúde.
·        1974- Ministério da Saúde do Canadá - política de saúde com programas de medicina PREVENTIVA.



SAÚDE PÚBLICA

·        Consideração da importância da psicologia na saúde
·        1977- Assembléia  mundial da Saúde-“saúde para todos em 2000’’  Adicionar não só anos à  vida, mas vida aos anos”
·        Ênfase mais preventiva do que curativa.
·        1978- Conferência sobre Atenção Primária de Saúde OMS

Origem de um novo campo :

NO BRASIL......

Durante  muito tempo, saúde foi entendida como ausência de doenças    físicas e mentais. Depois a Organização Mundial da Saúde(OMS) passou a definir saúde como “ Completo bem –estar físico, mental e  social e não a simples ausência de doença.”.
Hoje , a  Saúde é vista de uma  forma mais ampla, como  QUALIDADE DE VIDA. Qualidade que depende não apenas de questões  biológicas , mas também do estilo de vida que levamos e das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, trabalhamos, nos relacionamos, é preciso ter acesso às ações e aos serviços de cuidado, tratamento e recuperação.


PREVENÇÃO, PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Processo de capacitar  a  população  para  que  aumente o controle sobre sua própria  saúde  e  a  melhore. A Saúde não é vista como um objetivo em si mesma, se não como recurso para a vida cotidiana. Se  ocupa da população em sua vida diária, mais que das pessoas que já  estão em risco de desenvolver determinadas doenças ou que utilizam serviços sanitários(OMS, 1987).

(DEFINIÇÃO QUE A DIFERE DA MEDICINA COMPORTAMENTAL)


Podemos considerar.........

·        A MEDICINA COMPORTAMENTAL como o campo interdisciplinar  que  integra  a ciência  comportamental e biomédica-PROMOÇÃO DE SAÚDE E TRATAMENTO DE DOENÇAS.

·        E a PSICOLOGIA DA  SAÚDE como um campo da psicologia- visa  a MELHORA DOS NIVEIS DA SAÚDE , A PREVENÇÃO E O TRATAMENTO DAS DOENÇAS POR MEIO DOS PRESSUPOSTO DA PSICOLOGIA.

PODEMOS CONSIDERAR.....
  • A medicina comportamental Como o campo interdsciplinar que integra a ciência comportamental e biomédica- PROMOÇÃO DE SAÚDE E TRATAMENTO DE DOENÇAS.
  • E a Psicologia da Saúde como um campo da Psicologia- visa a melhora dos níveis da saúde , aprevenção e o tratamento das doenças por meio dos pressupostos da Psicologia.

Pensar no bem-estar do próximo é típico do pensamento liberal, pois separa primeiro o outro de mim e depois me dá a possibilidade de pensar nele, como alguém que não sou eu, como alguém que não tem obrigatoriamente nada a ver comigo.Mas  minhas boas intenções me levam a pensar em seu bem-estar.....

Matéria em aula  Saúde mental coletiva





0 comentários:

Postar um comentário

deixe aqui seu recado...