Estudando Psicolgia!!!!

Estudando Psicolgia!!!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

O SUS E O CONTROLE SOCIAL

O CONCEITO DE SAÚDE....

A constituição Federal de 1988 é um marco importante para o setor de saúde, porque definiu-se o como um setor  de relevância pública.
Depois  desta instituição, o sistema ficou obrigado  , independentemente de solicitação, dar condições necessárias ao antendimento á  saúde pública para toda a população. Isso significa que  é um bem prioritário para todos os  individuos para ter uma vida digna e produtiva.

Até  a promulgação da Contituição a saúde atendia como ausência de doenças como um estado de bem estar fisíco e mental.
A Saúde é um direito de todos e dever do Estado , garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem á redução do risco de doença  e de outros agravos e a(O ACESSO UNIVERSAL E IGUALITÁTIO ÁS AÇÕES E SERVIÇOS PARA SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO.

O SISTEMA E SUAS DIRETRIZES.

O sistema  SUS é o resultado de uma luta que teve o inicio dos anos 70 e foi chamada MOVIMENTO PELA REFORMA SANITÁRIA BRASILEIRA, partindo do principio de que  a defesa da saúde é a defesa da própria vida.
Para aqueles que não faziam parte deste grupo, ou seja para os pobres e excluidos do mmercado de trabalho restava  o atendimento gratuito realizado pela SANTA CASAS DE MISERICÓRDIA ou postos de  Saúde municipais , Estaduais e hospitais universitários.

Mas o que é o Sus?
Que modificações ele traz para o sistema de saúde ?
Ao definir  ao sistema único de saúde a Constituição Federal de 1988 e, deu artigo 194:
O Sistem ùnico de Saúde e um sistema PÚBLICO, ou seja destinado à toda a população e fianaciado com recurssos arrecadados através dos impostos que são pagos pela população. Fazem parte  deste sistema os centros e postos de saúde, hospitais, incluindo os universitários, laboratorios, hemocentros, fundações  e instituto de pesquisas.





















0 comentários:

Postar um comentário

deixe aqui seu recado...